Recomendações


Considerando que esta pode ser a primeira experiência de alguns participantes como apresentador, seguem algumas regras e recomendações:

 

APRESENTAÇÕES ORAIS (ARTIGOS)

 1) Serão disponibilizados computador e data show para a apresentação de slides (verificar o modelo disponível no menu “modelos”).

 2) Cada artigo terá 20 minutos, sendo recomendado até 15 minutos para o apresentador falar sobre o seu trabalho, e 5 minutos para perguntas, críticas e sugestões dos ouvintes e coordenador da sala. A razão de existir das apresentações é a oportunidade de trocar ideias, dar e receber contribuições para a melhoria dos trabalhos.

 3) O papel da apresentação é estimular as pessoas a lerem o trabalho, e não apresentar todos os detalhes daquilo que você fez. Portanto, apresente a essência. Considere começar pela conclusão e então explique como você chegou até ela. Planeje-se para falar em 10 minutos, pois é mais fácil se estender em alguns pontos que ter que resumir tudo rapidamente quando o tempo acaba. Ressalte o que é interessante e novo acerca do que você aprendeu com a pesquisa. Dê uma visão geral de como e porque as medidas que você usou estão relacionadas aos construtos teóricos. Apresente os resultados significantes e suas implicações. As pessoas lerão o trabalho completo em busca de maiores detalhes se elas o considerarem interessante.

4) No dia da apresentação, chegue cerca de 5-10 minutos antes do início da sessão trazendo sua apresentação em pen drive e procure fazer o upload do seu arquivo para evitar problemas e atrasos.

 

APRESENTAÇÕES EM BANNER (RESUMOS EXPANDIDOS E COMUNICAÇÕES DE PROJETO)

 1) Serão disponibilizados suportes para exposição dos banners (verificar o modelo disponível no menu “modelos”).

Tamanho recomendado:
Largura – 80 a 90 cm
Altura – 100 a 120 cm
É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.

 2) As exposições terão duração especificada na programação, período no qual os avaliadores estarão apreciando os trabalhos.

 3) Os textos devem ser sintéticos e objetivos. Figuras, gráficos e esquemas devem estar legíveis/visíveis e serem aplicados de maneira correta, evitando a poluição visual do banner.

 4) Atenção à postura na frente de seu banner e seja pontual. Mostre-se disponível para conversar sobre seu trabalho e evite ignorar as pessoas interessadas, pois você pode perder a oportunidade de trocar ideias interessantes e importantes para o seu desenvolvimento intelectual e profissional.